Numa noite do último mês de junho acordei com o toque do
telefone e fiquei surpreso ao ouvir a voz da Maristela, uma grande
amiga que não via há alguns anos. Com sua voz clara e lúcida a anciã
disse-me que estava sem sono e que ao abrir a agenda telefônica deparara com os nomes de
tantos amigos distantes, a saudade havia chegado, vindo então uma
vontade forte de falar com todos eles. Por isso ela estava a me ligar. Fiquei deveras comovido e com
vontade de revê-la.
No
outro dia fui à casa dos primos
filhos da Maria José Câncio e convidei a Telma e o Fernando para irmos
lá fazer-lhe uma visita. Marcamos logo o dia e partimos para a
Independência, há mais de trezentos quilômetros de Fortaleza. Ao
chegarmos na pequena cidade fomos à sua casa e tivemos uma recepção
alegre e calorosa que nos aqueceu a alma. Saímos de
lá revigorados pela aura de bondade e luz daquela grande amiga.
Hoje,
passados apenas dois meses, recebi a notícia da sua partida definitiva. Confesso que me senti abalado, lembrei-me daquele telefonema, naquela ocasião cheguei a pensar que a Maristela poderia estar se despedindo das pessoas queridas. Resolvi publicar então a nota de seu falecimento no meu blog para que amigos e parentes tomassem conhecimento da passagem de alguém que honrou o
seu povo, a sua Igreja e a sua família e que deixou um vazio no coração dos seus amigos.
Nota de falecimento de dona Maria Stela Bezerra.
MARIA STELA BEZERRA - UMA VIDA DEDICADA À EDUCAÇÃO
Personalidade do Ano - 2009
É
com enorme pesar que comunicamos o falecimento de dona Maria Stela
Bezerra, 96 anos, ocorrido hoje, na tarde do dia 13 de agosto.
Conheça a história dessa educadora e ser humano maravilhoso.
Maria Stela Bezerra Pereira nasceu no dia 18 de novembro de 1918, em
Independência/CE, era filha do casal Francisco Pereira Chagas e Isabel
Rodrigues de Melo, foi a primeira de nove irmãos. Sua vida sempre foi
direcionada dentro dos ensinamentos da Igreja Católica e foi aluna de outra grande professora, Maria Júlia
Fialho, aos 16 anos ingressou no magistério fazendo um concurso público.
Começou a lecionar em escolas rurais na Fazenda Floresta e na Cachoeirinha do Pai Senhor, em Tauá, às vezes
fazia o trajeto montada em cavalo, eram tempos difíceis mas nunca
desistiu de lecionar. Em 18 de agosto de 1965 aposentou-se do
magistério, porém continuou a ensinar no Ginásio Santana.
Maria Stela Bezerra Pereira nunca casou, dedicando-se integralmente ao ensino, aos irmãos e às atividades sociais, como educadora contribuiu para a alfabetização em nosso município. Em 2009 foi eleita a
Personalidade do Ano, recebendo o “Prêmio Saci – 2009”, através da ONG História
Viva. O Prêmio tem por objetivo agraciar personalidades que se destaca,
nas áreas da Educação, Judiciária, Empresarial, Política, Jornalística,
Esporte e outras áreas.
A
ONG História Viva tem orgulho de homenagear a educadora Maria Stela: heroína, guerreira e batalhadora. Um belo exemplo de vida para todos e especificamente para os educadores.
Fonte: ONG História Viva.
