Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de abril de 2013

Virando a Página



Ao regressar de Portugal comecei um lento e doloroso processo de "descer a ladeira" em termos de vida comunitária religiosa. Por mais que tentasse não conseguia me readaptar à convivência nem entender os objetivos dos meus confrades no Brasil! Sentia como se estivesse em um processo de choque cultural, apesar de amar e respeitar profundamente a minha congregação como um todo. Eu não compreendia o que estava acontecendo comigo e me interrogava sobre algo que lembrava um choque cultural, que normalmente pode ocorrer para quem mora no estrangeiro. Porém  eu estava no meu país, apesar de residir em São Paulo, e distante milhares de quilômetros da minha terra natal. Mas já ouvi alguém comentar que o Brasil é semelhante a uma comunidade de países dentro de um só.

terça-feira, 16 de abril de 2013

O Comício


Logo após chegar à África fui surpreendido ao receber um documento chamado "convocatória", pelo qual éramos intimados pelas autoridades a comparecer a uma reunião que ia tratar da atividade religiosa segundo a ótica do Partido. Além da determinação, sob a forma de convite, para participarmos em um comício. Perguntei ao meu colega se deveria ir, respondeu-me que sim, que não havia escolha senão a obediência.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

O Tiro ao Alvo

 Durante o concurso que eu fiz, após deixar a minha congregação, ao tentar conseguir um trabalho que pudesse me assegurar um futuro mais seguro deparei-me com algumas surpresas e descobri habilidades em mim com as quais jamais contara. Naquela ocasião tive que deslocar-me à capital federal, Brasília e "dar um duro" – trabalhar forte - como nunca pensei. Entre os desafios ao qual fui confrontado um deles muito me surpreendeu e, para o qual, me julgava completamente despreparado. Tratava-se de submeter-me a uma prova de tiro ao alvo e receber instruções para uso de arma de fogo. Afinal, na minha vida, a caça me era uma atividade completamente estranha e nem usara espingardas de chumbinho, mesmo para ganhar pequenos prêmios nas quermesses das festas do interior do Ceará. Na verdade eu temia muito fracassar e sofrer uma vergonha perante todos os meus instrutores e jovens concorrentes, sem contar o prejuízo que isso poderia me trazer na avaliação final do curso de formação!