Ao regressar de Portugal comecei um lento e doloroso
processo de "descer a ladeira" em termos de vida comunitária
religiosa. Por mais que tentasse não conseguia me readaptar à convivência nem
entender os objetivos dos meus confrades no Brasil! Sentia como se estivesse em
um processo de choque cultural, apesar de amar e respeitar profundamente a minha
congregação como um todo. Eu não compreendia o que estava acontecendo comigo e me
interrogava sobre algo que lembrava um choque cultural, que normalmente pode
ocorrer para quem mora no estrangeiro. Porém eu estava no meu país, apesar de
residir em São Paulo, e distante milhares de quilômetros da minha terra natal.
Mas já ouvi alguém comentar que o Brasil é semelhante a uma comunidade de
países dentro de um só.
Pesquisar este blog
terça-feira, 30 de abril de 2013
terça-feira, 16 de abril de 2013
O Comício
Logo após chegar à África fui surpreendido ao receber um
documento chamado "convocatória", pelo qual éramos intimados pelas
autoridades a comparecer a uma reunião que ia tratar da atividade religiosa
segundo a ótica do Partido. Além da determinação, sob a forma de convite, para
participarmos em um comício. Perguntei ao meu colega se deveria ir,
respondeu-me que sim, que não havia escolha senão a obediência.
sexta-feira, 5 de abril de 2013
O Tiro ao Alvo
Durante o concurso que eu fiz, após deixar a minha
congregação, ao tentar conseguir um trabalho que pudesse me assegurar um futuro
mais seguro deparei-me com algumas surpresas e descobri habilidades em mim com
as quais jamais contara. Naquela ocasião tive que deslocar-me à capital
federal, Brasília e "dar um duro" – trabalhar forte - como nunca
pensei. Entre os desafios ao qual fui confrontado um deles muito me surpreendeu
e, para o qual, me julgava completamente despreparado. Tratava-se de submeter-me
a uma prova de tiro ao alvo e receber instruções para uso de arma de fogo.
Afinal, na minha vida, a caça me era uma atividade completamente estranha e nem
usara espingardas de chumbinho, mesmo para ganhar pequenos prêmios nas
quermesses das festas do interior do Ceará. Na verdade eu temia muito fracassar
e sofrer uma vergonha perante todos os meus instrutores e jovens concorrentes,
sem contar o prejuízo que isso poderia me trazer na avaliação final do curso de
formação!
Assinar:
Postagens (Atom)