Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Oh Jerusalém!

"Oh! Jerusalém! Se eu me esquecer de ti que a minha mão direita seque e a minha língua se cole ao céu da boca." (Salmo 137) Olhando para as muralhas de Jerusalém pensei nesse juramento que os judeus, através dos séculos, espalhados de Lisboa a Kaifeng, China, passando pelas planícies da Polônia aos altiplanos da Etiópia, proferiram tantas vezes e que exprime tão bem o seu entranhado amor a essa antiga cidade e ao que ela representa. Esse sentimento forte também foi partilhado por Jesus de Nazaré, o rabi da Galiléia, e depois dele por milhões de peregrinos cristãos, reis e soldados, quando trilharam os caminhos que levam à capital de Israel.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Em Israel

Um dos sonhos da minha vida e que terminei por realizar foi conhecer Israel, a terra santa – a pátria de Jesus e dos profetas. Queria conhecer o Mar da Galiléia e o Monte Carmelo, mas acima de tudo queria conhecer Jerusalém, a cidade sagrada. Foi nessa intenção que me integrei numa peregrinação organizada por um grupo de cristãos portugueses, sob a direção do Pe. Agostinho Brígido, que eu já conhecia desde os tempos em que morei em Braga. Levei comigo minha irmã, Izabel, meu cunhado Humberto e minha sobrinha Andrea e a sua companhia tornou a viagem ainda mais prazerosa.