Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Maria Stela Bezerra

Maria Stela Bezerra.




Numa noite do último mês de junho acordei com o toque do telefone e fiquei surpreso ao ouvir a voz da Maristela, uma grande amiga que não via há alguns anos. Com sua voz clara e lúcida a anciã disse-me que estava sem sono e que ao abrir a agenda telefônica deparara com os nomes de tantos amigos distantes, a saudade havia chegado, vindo então uma vontade forte de falar com todos eles. Por isso ela estava a me ligar. Fiquei deveras comovido e com vontade de revê-la.
No outro dia fui à casa dos primos filhos da Maria José Câncio e convidei a Telma e o Fernando para irmos lá fazer-lhe uma visita. Marcamos logo o dia e partimos para a Independência, há mais de trezentos quilômetros de Fortaleza. Ao chegarmos na pequena cidade fomos à sua casa e tivemos uma recepção alegre e calorosa que nos aqueceu a alma. Saímos de lá revigorados pela aura de bondade e luz daquela grande amiga.
Hoje, passados apenas dois meses, recebi a notícia da sua partida definitiva. Confesso que me senti abalado, lembrei-me daquele telefonema, naquela ocasião cheguei a pensar que a Maristela poderia estar se despedindo das pessoas queridas. Resolvi publicar então a nota de seu falecimento no meu blog para que amigos e parentes tomassem conhecimento da passagem de alguém que honrou o seu povo, a sua Igreja e a sua família e que deixou um vazio no coração dos seus amigos.
Nota de falecimento de dona Maria Stela Bezerra.
MARIA STELA BEZERRA - UMA VIDA DEDICADA À EDUCAÇÃO
Personalidade do Ano - 2009

É com enorme pesar que comunicamos o falecimento de dona Maria Stela Bezerra, 96 anos, ocorrido hoje, na tarde do dia 13 de agosto.

Conheça a história dessa educadora e ser humano maravilhoso.
Maria Stela Bezerra Pereira nasceu no dia 18 de novembro de 1918, em Independência/CE, era filha do casal Francisco Pereira Chagas e Isabel Rodrigues de Melo, foi a primeira de nove irmãos. Sua vida sempre foi direcionada dentro dos ensinamentos da Igreja Católica e foi aluna de outra grande professora, Maria Júlia Fialho, aos 16 anos ingressou no magistério fazendo um concurso público.

Começou a lecionar em escolas rurais na Fazenda Floresta e na Cachoeirinha do Pai Senhor, em Tauá, às vezes fazia o trajeto montada em cavalo, eram tempos difíceis mas nunca desistiu de lecionar. Em 18 de agosto de 1965 aposentou-se do magistério, porém continuou a ensinar no Ginásio Santana.

Maria Stela Bezerra Pereira nunca casou, dedicando-se integralmente ao ensino, aos irmãos e às atividades sociais, como educadora contribuiu para a alfabetização em nosso município. Em 2009 foi eleita a Personalidade do Ano, recebendo o “Prêmio Saci – 2009”, através da ONG História Viva. O Prêmio tem por objetivo agraciar personalidades que se destaca, nas áreas da Educação, Judiciária, Empresarial, Política, Jornalística, Esporte e outras áreas.

A ONG História Viva tem orgulho de homenagear a educadora Maria Stela:  heroína, guerreira e batalhadora. Um belo exemplo de vida para todos e especificamente para os educadores.
Fonte: ONG História Viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário